A aula foi desenhada para acolher os calouros de Design gráfico e digital. O objetivo e aproximar o aluno do processo criativo do design, através da investigação de seu universo pessoal, para a construção de um auto retrato. 
São jovens que acabaram de ingressar na universidade e precisam redesenhar seu modelo mental em relação às entregas de valores do ensino e aprendizado. Para muitos, é o primeiro contato com as ferramentas de desenho.
O desafio chamado de SELFIE é uma investigação ao seu universo pessoal para a construção do simbolismo e subjetividade de cada aluno, uma provocação para instrumentalização do processo de criação e análise crítica.
Muitos alunos não se sentem aptos ou hábeis com o desenho, a aula serve para quebrar esse paradigma sobre o "dom" e apresentar a rotina criativa para a construção de uma imagem. 
Para inspirá-los, trago o processo de construção de linguagem do artista americano Chuck Close, que mesmo tetraplégico, conseguiu superar suas limitações e construir uma linguagem própria de expressão. 

Durante o primeiro bimestre, trabalhamos o desenvolvimento do retrato, e depois editamos todas as artes, digitalizamos as imagens, separamos as cores, editoramos e editamos o fanzine. Aula de pré-impressão, impressão em risografia e, finalmente, montagem manual e comercialização do produto. 

Eles passam por todo o ciclo de maneira lúdica e a disciplina consegue entregar a eles toda a rotina da criação gráfica.
BACHARELADO EM DESIGN GRÁFICO E DIGITAL. IED / SP.
COORDENAÇÃO: Eliane Weizmann.
Voltar ao Topo